O Futebol é o esporte mais popular do mundo e disso não temos dúvidas. Mas você já se questionou qual é a real origem deste magnífico esporte? Quando, como e por que começou, todas essas questões serão respondidas ao longo deste artigo.
Também conhecido como futebol de campo, o esporte foi chamado, originalmente, de futebol associado. Disputado entre duas equipes de 11 jogadores cada, em um campo retangular com grama natural ou sintética e tendo um trio de arbitragem, que possui como objetivo garantir o cumprimento das regras do jogo.
Popularidade e Origem
O futebol é um esporte extremamente popular ao redor do mundo, segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol), aproximadamente 270 milhões de pessoas possuem trabalhos diretamente ligados ao esporte, essa estatística o coloca no topo do ranking de popularidade dos esportes.
O esporte similar ao futebol, mais antigo que se tem registros, era praticado na China por volta de 3.000 a.C. Atividades semelhantes também estiveram presentes em outras culturas, como a Grécia Clássica, o Império Romano, povos nativos da América Central e até mesmo os egípcios.
Apesar de haver muitas atividades semelhantes que eram praticadas ao redor do mundo, sua origem, ao menos como conhecemos hoje, é tida no século XIX, na Inglaterra. Os ingleses são considerados os criadores do futebol pelo fato de que, para muitos estudiosos, eles teriam sofrido influências desses outros povos durante o desenvolvimento do Futebol moderno.
O país passava por um período de normatização de vários aspectos do cotidiano dos ingleses e os esportes não escaparam desse movimento progressista. Assim, ganhou suas treze primeiras regras, isso fez com que o esporte ganhasse um grande prestígio entre a elites da sociedade inglesa da época.
Ao que se acreditava, a competitividade e velocidade de raciocínio exigidos na prática do futebol auxiliavam no desenvolvimento da mente dos atletas, aumentando sua determinação, observação e raciocínio lógico.
Desenvolvimento
Não demorou para que a classe operária abraçasse o esporte e começasse a praticá-lo de forma recreativa. Para alguns críticos esta atividade esfriava os ânimos, assim enfraquecendo o espírito revolucionário, desta forma os operários começaram a formar seus times financiados pelos donos de fábrica. Os times Arsenal (1886) e Manchester United (1878) foram as primeiras associações existente na Inglaterra. Devido à grande aceitação popular as equipes passaram a investir em infraestrutura e contratação de jogadores melhores, integrando o lado empresarial ao esporte.
Em setembro de 1888, ocorreu o primeiro campeonato do futebol inglês, iniciando o que se tornaria a liga mais competitiva do mundo. Tendo 12 equipes e 22 jogos o campeonato durou de setembro de 1888 até abril de 1889 e, ao final da temporada, quem se sagrou campeão na ocasião foi o Preston North End, time que, atualmente, disputa a segunda divisão do campeonato inglês.
A primeira edição ainda contou com a participação do Aston Villa, a equipe de Birmingham foi vice-campeã na ocasião e viria a vencer o título europeu na temporada 1981-82. Neste primeiro campeonato ainda estiveram presentes as equipes Everton, Notts County, Stoke City, Burnley, Derby County, Accrington, Bolton Wanderes, West Bromwich Albion, Blackburn Rovers e Wolverhampton Wanderers.
Por possuir o título de criadores do futebol, os ingleses possuíam a intenção de mandar o controle sobre o esporte e até chegaram a organizar alguns campeonatos onde somente times britânicos poderiam participar. Porém, o esporte teve um aumento acentuado de popularidade ao redor de todo mundo, atravessado o Atlântico e ganhado muitos fãs e praticantes em território Latino-Americano.
Por volta de 1904, os franceses, começaram a apoiar a ideia de criar a Federação Internacional de Futebol (FIFA). Quase na mesma época o futebol se tornou um esporte olímpico.
Logo as seleções nacionais foram criadas, dando mais competitividade e exigindo a melhora das técnicas de jogo. Nesse período inicial a seleção Britânica teve sua hegemonia desafiada pelos uruguaios. E chegando à década de 1950, a seleção brasileira viria a roubar os holofotes e tomar para si o título de país do futebol.